group, team, balloons

“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.”

Peter Drucker

Você acredita que em família sua comunicação é boa? Se você acredita que sua comunicação é boa quando está reunido com seus entes queridos, mas ainda tem conflitos nas interações entre vocês, qual seriam os motivos? 

A cada dia me surpreendo mais com minhas conquistas a partir do momento que aprendi na teoria e na prática sobre a comunicação clara e empática em família.

Hoje colho frutos com essa comunicação de qualidade e não me preocupo mais com algo que pode dar errado quando me comunico, porque eu sei que sempre vai dar certo, de uma forma ou de outra, porque sempre quero me fazer entendida, por isso escolhi praticar a comunicação empática.

Tudo o que verdadeiramente nos marca, de alguma forma queremos registrar e esse é meu registro para você que está lendo esse texto.  

Toda comunicação envolve questões emocionais!!!

E o que é uma Comunicação Empática? É você saber escutar, entender e expressar suas emoções demonstrando autocontrole e maturidade no diálogo e, principalmente, compreender o limite do outro.

Essas ações, escutar, entender e expressar suas emoções são primordiais para você ter uma comunicação assertiva com toda família. Somente assim conseguirá responder com assertividade, expressando suas emoções na essência, ou seja, desprovidas de julgamentos pessoais e a partir da observação dos fatos. 

Para se ter uma Comunicação Empática em família será necessário você desenvolver algumas habilidades: 

  • Honestidade consigo mesmo e com os outros; 
  • Objetividade; 
  • Autorresponsabilidade; 
  • Ação consciente; 
  • Liberdade de expressão; 
  • Respeito; 
  • Coragem de correr riscos; 
  • Autenticidade; 
  • Saber dizer sim e saber dizer não. 

Este tipo de comunicação pratica uma linguagem que vem do coração onde você e sua família podem demonstrar afeto, empatia e compaixão, sem medo de ser vulnerável. Posso te garantir que ela vai te empoderar para ter sucesso em seus diálogos familiares de vocês compreenderem com o coração que estão em um campo seguro. Nessa comunicação você se coloca no lugar do outro e age para mudar uma situação negativa que alguém da sua família esteja passando.

Quer ter resultados significativos e positivos ao se comunicar em família? Então segue com a Comunicação Empática porque ela te traz leveza e tranquilidade para alcançar os resultados positivos de maneira que, ao se relacionar com você mesmo e com os outros da sua família, a compaixão natural prospera e frutifica e vocês se entregam e confiam de coração. 

Dica de ouro da especialista para dar os primeiros passos para uma comunicação empática. Pratique esses 4 elementos básicos:

  1. OBSERVE: momento em que você apenas observa a situação que te afeta; 
  2. SINTA: perceba quais sentimentos estão surgindo a partir do fato que você observou; 
  3. ENTENDA: os valores e desejos que são gerados com os sentimentos que surgiram a partir do fato que você observou; e por fim, 
  4. PEÇA:  agora sim, a partir do seu equilíbrio emocional

Resumindo: observe e identifique seus sentimentos e a sua necessidade diante do fato, depois faça o pedido com atitudes coerentes e equilibradas emocionalmente. 

Simples assim, porém é necessário praticar diariamente! Não desista!

Um grande beijo!!!

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top
Abrir chat
Olá! Em que podemos ajudar?
Olá, que bom que você está aqui!
Podemos te ajudar?