Chegou até meu consultório uma moça super jovem. Ela era uma daquelas raras pessoas que cresceram em uma família segura amorosa e feliz.
Seus pais se amavam muito, eram super dedicados e deram a ela uma estrutura suficiente para que ela se sentisse segura e livre para explorar e investigar o mundo. A sua avó morava com eles e também era muito amorosa.
Na família dela não havia gritos e todos conversavam quando era necessário tomar uma decisão. Então ela cresceu em meio a generosidade e o amor de três adultos. E você deve estar pensando: uma pessoa que cresce em circunstâncias tão maravilhosas tem a garantia de uma vida harmoniosa e um casamento feliz; mas não acontece bem assim.
Embora ela tenha hoje um casamento feliz, o qual conquistou após o processo de Coaching de Casal, ela teve várias dificuldades para chegar a isso, tendo que aprender a brigar e impor limites porque quando criança ela nunca precisou fazer isso. Então, ela tem a vantagem de saber como o casamento pode ser feliz, mas ainda precisou trabalhar suas questões como todos nós.
A maioria das pessoas vêm de famílias que estão longe de serem perfeitas. Acreditem, os nossos pais, assim como muitos outros pais, têm ou tinham a capacidade limitada de oferecer amor incondicional, deixando a gente com feridas e decepções que a gente leva para as nossas relações adultas e essas feridas, não necessariamente, limitam a nossa capacidade de amar.
Na realidade, pode ser um meio para a gente desenvolver mais compaixão e sensibilidade em relação aos outros e a nós mesmos e aqui, sem julgamento aos nossos pais.
Deixo aqui uma dica de ouro da especialista: com o tempo nós passamos a entender que as experiências passadas não precisam limitar nossa capacidade de oferecer e receber amor, pelo contrário, o nosso potencial amoroso pode se aprofundar quando a gente vive e aprende com as nossas experiências dolorosas. As feridas em si são os fatos que nos ensinam enquanto nós recuperamos nossa capacidade de manter o coração aberto.
Quando trabalhamos mágoas antigas de maneira suave, cuidadosa e sábia elas se tornam o caminho para um amor de riquezas inimagináveis.
Essa é uma reflexão que deixo aqui e desejo, que a partir dela, você comece a agir rumo a sua Felicidade verdadeira, rumo ao seu amor-próprio.
Um grande beijo!!!