Mutti Coach | Você conhece as dores dos adolescentes?
adolescentes, coach, teencoach, mutti coach
878
post-template-default,single,single-post,postid-878,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive
 

Pluralidade escolar e empatia!!!

Palavras comovem, atitudes convencem!!!!

a

 

A Escola é antes de tudo um lugar plural! Lugar de diferentes culturas e diversas subculturas. Lugar de uma diversidade ímpar no que diz respeito a educação familiar e, ainda, um lugar de variadas formas de aprender e ensinar.

Empatia é a palavra da moda! Ela vem do Grego EMPATHEIA, “paixão, estado de emoção, de EN, “em”, mais PATHOS, “sentimento”. Parece fácil: paixão, emoção, sentimento, mas diante da pluralidade que existe na Escola somente o Amor pode gerar empatia. Somente por amor é que conseguimos chegar perto do outro e imaginar o que ele está passando. Sim, porque apenas consigo sentir o que o outro sente se eu já passei por aquela situação apontada, mas mesmo assim, não é 100% porque sou único e singular, então estar no lugar do outro é acolher o sentimento do outro com o mais puro amor! Com o amor genuíno!

E o que isso tem a ver com a Escola e sua pluralidade. Tem tudo a ver! A Escola atua com base em duas atribuições. Uma delas é o repasse dos conteúdos das ciências para perpetuação do conhecimento contribuindo para a evolução da humanidade e a outra é ser um espaço comum para se conviver nas inter-relações humanas, porém com um grande grupo de pessoas que possuem sua diversidade cultural, social, filosófica e religiosa individualmente.

Quem é um dos representantes da Escola que está a frente desta pluralidade de pessoas e suas representações? A professora! O professor!
Os professores são os grandes mediadores entre conhecimento/socialização e o aluno. Para mediar esta díade, sem dúvida alguma é necessário ter uma postura de respeito ao estilo e as características de cada criança ou jovem, entendendo a forma de comunicação mais adequada a cada um deles e, sem dúvida alguma, saber a melhor maneira de abordar qualquer assunto que funciona com cada uma.
Claro que além dos professores todos os outros profissionais que atuam na Escola podem ajudar neste processo: orientadores, auxiliares, diretores e demais profissionais que convivem dentro da Escola devem utilizar-se de diálogos abertos e muita brincadeira.

Você professor adora brincar?

Não brinca mais porque se tornou adulto? Deixa disso e vai para o mundo encantado da criança. Nele você esquece seus problemas e ainda ajuda a criança, neste mundo do brincar, do colorir, do imaginário a construir significados da socialização e de si mesmo.
Neste mesmo momento de brincadeiras essa criança vivenciará momentos de frustração e de experiências que os deixará tristes e desmotivados, porém é neste mesmo ambiente que encontrarão alento e descobrirão saídas e soluções para seus sofrimentos e caminharão em direção ao seu crescimento emocional.
Esse ambiente escolar contribuirá para a construção do senso de dever e no cumprimento de normas e atribuições de tarefas que são essenciais a aprendizagem e à vida em sociedade. Essas funções são inerentes ao professor, então não é preciso se preocupar com esses fatos. Além do mais o próprio ambiente escolar é excelente para tais experimentações sociais e de convivência ampla. Entretanto, cada família tem seus sistemas estruturados, tem sua maneira de educar e seus valores morais e éticos. Neste caso os professores necessitam estar INSPIRADOS para INSPIRAR.

A Abordagem Coaching Informal ajuda o professor a chegar neste equilíbrio! Auxilia na condução de suas aulas a partir de diálogos tranquilos com seus alunos, a ter calma nas relações e a conduzir a criança a autorresponsabilidade sobre sua conduta. A criança, de forma natural e orgânica aceita seus deveres e encontra novas formas de solucionar seus descompassos relacionais o que passa a ser um excelente exercício social e emocional, ou seja, um surpreendente exercício de cidadania para seu futuro.

E aí? Pronto para INSPIRAR seus professores? Você acredita neles? Quer investir?

E aí professores? Vocês se sentem inspirados? Acreditam em seus alunos e que a mudança é possível? Tem paixão pelo que fazem e têm sede de ensinar e desejo de aprender? Vocês são verdadeiros mestres inspiradores!
Um mestre, de fato, mostra ao seu aluno que vive melhor quem sabe mais, dessa forma terá condições de resolver situações cotidianas com maior eficiência. Ninguém deixa de aprender algo que entenda que lhe será útil.

O que fazer?

Dica de ouro da Coach!!!
A experiência de aprendizagem só acontece quando sedimentada em valores basilares consistentes daí a necessidade de resgatar junto aos docentes valores como: compreensão, consciência, conhecimento, curiosidade, decisão, motivação, prazer, espontaneidade, originalidade, afetividade, responsabilidade, intuição e reflexão.

Eu, Kids e Teen Coach quero ajudar sua Escola – professores e coordenadores – a exercerem seus papéis a partir de uma abordagem coaching. Esta abordagem levará, por intermédio do professor, seus alunos a refletirem sobre as situações em destaque, tomarem decisões e agirem sem medo de ser feliz!

Fale comigo! O saldo final será positivo! Vou adorar conhecer sua escola, seus professores e coordenadores e ajudá-los a transpor este desafio com base nos valores da profissão professor!

 

Sem comentários

Postar um comentário